Você está empolgado com a ideia de investir em algo inovador – algo que ainda não foi totalmente explorado, mas com o potencial de trazer sucesso para a sua vida? A oferta inicial de moedas, ou ICO, pode ser uma opção para você! A ICO é uma maneira de uma empresa implementar em um ambiente de cripto e blockchain para arrecadar capital.

Este artigo mapeia o centro da ICO e seu funcionamento, suas vantagens e riscos, suas considerações com a regulamentação e as ICOs mais bem-sucedidas de todos os tempos. Vamos começar!

O que é uma ICO e como ela funciona?

Uma oferta inicial de moedas é uma maneira de uma empresa levantar capital oferecendo tokens digitais para atrair investimentos. Para comprar os tokens, os investidores geralmente devem pagar por eles com outra criptomoeda estável, ou às vezes com moeda fiduciária. Os detentores de tokens podem usá-los como parte das atividades da empresa ou trocá-los por criptomoedas. A implementação de ICOs ajuda as empresas a arrecadar fundos e iniciar um projeto planejado ou continuar trabalhando nele.

As moedas emitidas pela empresa não fornecem aos seus titulares o direito de obter uma participação acionária. É assim que os fundadores são as únicas pessoas que podem controlar sua empresa.

Como uma empresa convence os investidores a comprar as moedas emitidas em uma ICO? Primeiro, uma empresa deve divulgar um plano de negócios sólido. Em segundo lugar, é prático que os fundadores façam uma campanha de marketing e publiquem informações essenciais nas mídias sociais. Em terceiro lugar, as empresas sempre oferecem retornos expressivos para essas moedas, o que é tentador para os investidores.

Quando uma empresa planeja emitir tokens para uma ICO, a principal coisa que ela deve fazer é elaborar a oferta e os detalhes do preço. Há três modos básicos de oferta e comportamento de preço que uma empresa pode adotar em relação à oferta inicial de moedas:

  • Oferta e preço fixos: uma empresa define um volume estático de oferta de tokens e um preço fixo para cada token de acordo com metas financeiras determinadas previamente.
  • Oferta estática e preço dinâmico: uma empresa vende uma quantidade fixa de tokens e varia seu preço dependendo dos fundos recebidos.
  • Preço estático e oferta dinâmico: uma empresa define um preço fixo por token, mas uma quantidade ilimitada de tokens para vender, dependendo dos fundos que recebe.

Nos últimos anos, o número de ICOs cresceu significativamente. No entanto, é importante ser bastante seletivo e fazer uma análise abrangente antes de investir, porque muitas ICOs aparecem no mercado todos os dias. O fato de a maioria dos países não regulamentar as ICOs dá origem a uma quantidade considerável de fraudes. Na busca por grandes fundos, você corre grandes riscos.

Vantagens das ICOs

As ICOs estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo, pois trazem muitos benefícios tanto para os investidores quanto para a parte executante. Esses benefícios atraem investidores e os fazem escolher ICOs em vez de outros tipos de investimentos. Vamos discutir as vantagens das ICOs, que a tornaram uma atividade generalizada de captação de recursos que é tentadora para os investidores.

Fácil entrada

Investir em uma ICO tem restrições mínimas de entrada. Ao contrário de IPOs, que aceitam principalmente investimentos de apenas um grupo empresarial isolado de milionários, as ICOs permitem que todos comprem os tokens disponíveis a um preço muito baixo e acessível. Ou seja: as ICOs oferecem a todos os investidores a oportunidade de aumentar expressivamente seus fundos quando seu projeto é implementado com sucesso.

Potencial de crescimento do valor dos tokens

Há evidências de que os tokens emitidos como parte de uma ICO podem um dia dominar o mercado. Os investidores usam tokens constantemente para comprar os serviços e produtos de vendedores. Hoje, a capitalização de mercado total dos tokens é de bilhões e aumenta diariamente! Portanto, há uma alta probabilidade de que a criptomoeda em que você investiu conquiste a lealdade do mercado e lhe traga riqueza.

Acesso a produtos recém-desenvolvidos

Com a ajuda das ICOs, os apoiadores podem obter acesso aos mais recentes desenvolvimentos e desfrutar de vários serviços e produtos de uma empresa. Além disso, o capital de investimento dos adeptos ajuda a empresa a aumentar seus fundos e melhorar seus produtos.

Validação não sofisticada

As tecnologias Blockchain permitem que os investidores validem tokens facilmente, e tudo o que você precisa são códigos ou chaves privadas. Com a ajuda do blockchain, você se torna imediatamente proprietário dos tokens comprados e um participante totalmente legítimo do mercado.

Acesso global

As atividades de arrecadação de capital, como as ICOs, nivelam o campo de jogo entre empresários ricos e pequenos investidores amadores com limitações de fundos. Você não precisa ser rico ou ter um certo status social para comprar tokens. Também não importa onde você esteja fisicamente. Tudo o que você precisa é vontade de investir em um projeto sólido baseado em tecnologias de emissão de criptomoedas e blockchain.

Diversificação

As ICOs garantem que os investidores mitiguem os riscos gerais de perdas diversificando sua carteira de investimentos.

Foco nos objetivos do projeto

As ICOs são uma estratégia razoável de arrecadação de recursos que permite que os desenvolvedores controlem o financiamento medindo o financiamento com a implementação dos objetivos do projeto. Os diretores de empresas podem variar o preço dos tokens de start-up para start-up segundo as necessidades.

CREATIVE-2426 _1200x675_2 (1).png

Regulamentação de ICOs

E a regulamentação das ICOs no mundo todo? Bem, na maioria das vezes, a ICO é um procedimento não regulamentado. Nos EUA, nenhuma lei específica é aplicável às relações jurídicas decorrentes das ICOs. Se a ICO cumprir as regras sobre ofertas de valores mobiliários, essas relações jurídicas se enquadram na jurisdição da Comissão de Valores Imobiliários (SEC), e as leis de valores mobiliários se tornam a fonte de regulamentação.

Alguns países proíbem completamente as ICOs: China, Coreia do Sul, Bolívia, Nepal, Macedônia do Norte e Equador. No entanto, a Suíça e Singapura tomaram algumas medidas razoáveis para adotar as ICOs em sua legislação.

A União Europeia procura regulamentar as ICOs. Por enquanto, os legisladores da UE declararam que as relações jurídicas da ICO devem ser reguladas pela lei de valores mobiliários, quando adequado. Além disso, houve uma iniciativa legislativa sobre novas regras sobre a regulamentação das criptomoedas na UE. A posição do governo da UE é que as ICOs devem ser responsabilizadas pelo uso de dados pessoais.

Os riscos de investir em ICOs

Qualquer pessoa deve avaliar todos os prós e contras antes de investir seus fundos. Esta é uma regra fundamental de um investidor sábio. Como as leis dos principais países não regulam o procedimento de oferta inicial de moedas, as ICOs podem ser muito mais complicadas do que outros tipos de investimentos. Há alguns riscos que as ICOs podem esconder dos investidores:

  • Algumas equipes inexperientes podem lançar ICOs sem quaisquer planos de negócios práticos ou históricos comprovados, e acabam por morrer na praia.
  • É muito complicado controlar a implementação dos objetivos e progresso traçados de uma empresa.
  • Como a ICO não é regulamentada, os investidores podem enfrentar golpes cuidadosamente elaborados.
  • Uma ICO pode ser alvo de grandes expectativas e parecer atraente, mas investir nela pode não ser tão lucrativo e eficiente na realidade.
  • Há sempre uma probabilidade de perder uma chave privada e perder o acesso aos seus tokens. Não é possível recuperar uma chave privada em caso de perda.

A parte que executa a ICO também assume os seguintes riscos:

  • É quase impossível obter qualquer informação sobre os investidores.
  • Devido a regulamentos pouco claros, os fundadores podem ser responsáveis por violações da lei de diferentes maneiras, desde multas até prisão.
  • As criptomoedas são voláteis por natureza e podem perder valor muito rápido, levando ao fracasso do projeto alvo.

ICOs de sucesso conhecidas em todo o mundo

Ethereum

O projeto Ethereum é um dos mais bem-sucedidos. Em 2014, a ICO da Ethereum arrecadou $18 milhões ou 31.000 bitcoins em 42 dias, um feito incrível!

O Ethereum é único. Ao contrário do Bitcoin, o Ethereum é uma criptomoeda e uma plataforma baseada em blockchain que permite aos desenvolvedores programar aplicativos específicos para criar contratos inteligentes.

A linguagem do Ethereum é flexível. Ela permite que os usuários executem não apenas transações de criptomoedas, mas muitas outras funções computacionais. Simplificando: o Ethereum permite que os autores firmem qualquer contrato inteligente que desejarem.

Hoje, o Ethereum é a segunda maior criptomoeda, e um ETH custa $1.742 em junho de 2023. No entanto, no início, o preço inicial de um ETH era de $0,31. Portanto, você não precisa ser um grande matemático para ver a sorte que os investidores da ICO tiveram.

Ark

A Ark é uma plataforma que permite que todos criem blockchains.

A Ark oferece seu próprio protocolo Smart Bridge, que permite que diferentes blockchains interajam entre si, independentemente de sua estrutura e protocolos. Assim, você pode criar novas blockchains que podem facilmente cooperar com blockchains existentes e outras tecnologias. Além disso, a Ark fornece aos seus usuários a carteira de criptomoedas da Ark e a capacidade de criar tokens autênticos.

O preço inicial da ICO da Ark foi de $0,00995394 e eles ampliaram seus fundos em $22 milhões em um mês!

NEO (ex-Antshares)

O NEO é um projeto chinês de blockchain fundado em 2014. Além dos aplicativos para contratos inteligentes, o NEO também cuida de identificação, comércio descentralizado e ativos digitalizados.

O objetivo da captação de recursos era de $4,5 milhões, com um preço inicial de $0,2 para um NEO. Ao final da ICO, a plataforma havia arrecadado $28 milhões. O valor total do token é de 100 milhões.

A impressionante ICO da NEO também é resultado de um tremendo apoio da Microsoft, do governo chinês e de outras empresas de importância mundial.

Dragon Coin

Em 2018, a Dragon Inc. lançou uma ICO para Dragon Coins como uma moeda digital orientada para o mercado de cassinos. Com a ajuda das tecnologias blockchain, a Dragon Inc. procurou simplificar as transações monetárias e mudar drasticamente as práticas de jogo.

Uma ICO tão tentadora atraiu muitos investidores que entraram e levaram a Dragon Coin a arrecadar $320 milhões em um mês!

Telegram

Uma das ICOs mais fascinantes foi lançada pelo Telegram Group Inc. A empresa planejava ter sua própria criptomoeda, as Gram Coins, com base na plataforma blockchain Telegram Open Network (TON). A TON deveria permitir que os usuários do Telegram realizassem transações em um piscar de olhos com riscos mínimos de ataques de hackers.

Em 2018, o Telegram vendeu 2,9 bilhões de moedas Gram por $1,7 bilhão. No entanto, a SEC proibiu a emissão de Grams e Pavel Durov desistiu do projeto e transferiu um domínio, o repositório no GitHub e a marca registrada para outros desenvolvedores.

Resumo

Investir em ICOs é uma excelente opção para quem está disposto a correr riscos, acredita na eficiência e produtividade das tecnologias de criptomoedas e quer apoiar novos projetos nesse campo. As ICOs têm muitas vantagens para investidores e desenvolvedores de projetos. No entanto, a falta de regulamentação causa alguns problemas e incertezas inevitáveis. Apesar dos pontos fracos das ICOs, o mundo conhece muitos projetos incrivelmente bem-sucedidos que alcançaram altas realizações por meio das ICOs.

 

Fonte: (Via FBS)

You May Also Like